-
Arquitetos: Carvalho Araújo
- Ano: 2012
-
Fotografias:Hugo Carvalho Araújo
-
Fabricantes: panoramah!®
Descrição enviada pela equipe de projeto. Respondendo ao pedido para a concepção de um Restaurante Gourmet, desenvolvemos este projeto com a ideia de uma pousada, um equipamento privado como complemento do primeiro. O grupo pretende relacionar-se com a produção vinícola, e adequar seu empreendimento a uma estratégia de marca global ao invés de ser uma ação isolada no território.
A pousada não tem uma recepção formal; os serviços criam uma atmosfera de intimidade, familiar e exclusiva. O dormitório não é de domínio exclusivamente privado; ele inclui outros espaços de caráter social, o que faz com que o equipamento diferencie-se das hospedarias temporárias. O dormitório é na verdade uma pequena casa. A associação estabelecida com a produção vinícola justifica o restaurante. Ele oferece espaços para degustação de vinhos e uma área reservada apenas para a discussão, análise e critica de vinhos, o que sugere um desenho flexível para o espaço abrigar todos estes usos.
O design do edifício é desenvolvido a partir da topografia, baseia-se nas cuvas de nível, como uma referência às plataformas e à associação distante que os unem no tempo, típico da produção de vinho especialmente na região de Douro e Dão. É definido um percurso extensivo que representa a dimensão do território o qual é alocado e construído em uma cota de nível, sendo o resultado direto da topografia.
O edifício é desenhado contíguo a terra, e suas aberturas, orientações e definição interna do programa respeitam os pontos de vista principais sobre a vinha, o controle da luz natural e a discrição que se pretende dar ao conjunto, apesar de sua aparente dimensão. O ponto de atração onde o edifício é localizado cria uma tensão entre os edifícios existentes e a nova construção, sendo constituído como dois polos, força a realização de um percurso para relacioná-los. A implantação da nova construção é apenas a continuação deste percurso; um desenho na paisagem, um percurso construído inclinando-se sobre a beleza do ritmo linear das vinhas.